O preço de mercado indica o valor atual pelo qual um ativo subjacente pode ser comprado ou vendido.

Uma das regras mais básicas da teoria da economia dita que o preço de mercado coincide no ponto em que os níveis de oferta e demanda se encontram. Quaisquer alterações feitas aos níveis de oferta ou demanda do ativo subjacente pode resultar em uma alteração da taxa do ativo em questão.

A relação entre as commodities e a relação de mercado de um par de moedas também pode causar um impacto significativo sobre a média móvel de um par de moedas específico.

O preço de mercado de um ativo subjacente está no centro do que permite aos investidores ganhar dinheiro com negociação de opções binárias.

Independentemente de um operador de opções binárias estar fazendo uma negociação de compra ou venda, o resultado final é sempre decidido com base no fato de o preço de vencimento estar na faixa em que o operador havia previsto.

Nos mercados Forex e de opções binárias, a taxa de um ativo subjacente é quase que constantemente flutuante e pode decidir o ganho ou perda de um operador em questão de segundos, devido à volatilidade ocasional do mercado.