Uma opção abaixo, que também pode ser chamada de opção de venda, é uma opção que oferece um retorno sobre o investimento de até 85% no caso de um ativo subjacente expirar a uma taxa mais baixa do que o preço de exercício.

Normalmente negociadas num instrumento acima/abaixo, um operador negociando opções binárias coloca uma opção abaixo quando especula que a taxa de vencimento de um ativo será mais baixa do que a taxa de exercício e vai lucrar com base nesta especulação.

Por exemplo, se você colocar uma opção abaixo em EUR/USD com um preço de exercício de 1,3549 e a opção vence a 1,3534, a negociação é “in the money” e portanto você tem lucro no seu investimento.

Se um operador coloca uma opção semelhante e o nível de vencimento é de 1,3555, a negociação é “out of the money” e você perde os fundos. Alguns corretores de opções binárias podem oferecer um pequeno reembolso em caso de perda, embora isso seja raro.

Se uma opção semelhante for colocada e o preço de exercício e o preço de mercado atual são idênticos, a negociação é, portanto, “at the money”, e não resulta em ganho nem perda. O investimento inicial é devolvido para o saldo da conta e outra posição deve, então, ser aberta.