Um instrumento acima/abaixo designa uma opção binária que permite aos operadores especular sobre se o nível de vencimento de um ativo subjacente vai ser maior ou menor do que a taxa de exercício. Este instrumento é mais conhecido pelo seu título acima mencionado, mas também pode ser chamado de “compra” (acima) ou “venda” (abaixo).

O nível no qual uma posição de opções binárias vence irá determinar se a negociação é “in the money”, “out of the money”, ou “at the money”, dependendo se o operador colocou uma opção acima ou abaixo.

Por exemplo, ao negociar opções binárias e mais especificamente um instrumento acima ou abaixo, se alguém coloca uma opção acima em EUR/USD com um preço de exercício de 1,3634 e a opção vence em 1,3636, a negociação é “in the money” e portanto rentável. Se alguém coloca uma opção abaixo com o mesmo preço de exercício e o nível de vencimento é o mesmo, a negociação é “out of the money”.

Se o operador negocia um instrumento acima/abaixo, coloca uma opção acima, e o preço de exercício e o preço de mercado atual são idênticos, a negociação é, portanto, “at the money”, e não resulta em ganho nem perda.